Uma variante deste tema é a utilização da marca do fornecedor do fabricante do produto: por que colocar a marca de seu fornecedor na embalagem do seu produto para aumentar o appeal deste?
Existem quatro condições para o fabricante final colocar, tanto na embalagem do seu produto quanto na sua propaganda, a marca do seu fornecedor. São elas:
- O componente fornecido é altamente diferenciado, normalmente protegido por patente e, desta forma, uma aura de qualidade circunda o produto. Um exemplo no mercado norte-americano: Gore-tex, vestuário à prova d’água.
- O componente é a chave da performance funcional do produto final. Um exemplo no mercado norte-americano: os sistemas de câmbio da Shimano em bicicletas de alta performance.
- Os produtos finais não têm uma marca bem reconhecida no mercado porque a categoria ainda é relativamente nova, os consumidores compram com pouca regularidade ou porque existe uma baixa percepção de diferenciação entre as opções existentes. Um exemplo no mercado norte-americano: as marcas dos produtos da Dupont para roupas, como Lycra por exemplo.
- Os produtos finais são complexos, montados por componentes fornecidos por vários fornecedores, que podem vendê-los separadamente no mercado. Exemplo: pneus da Michelin.
Adaptado do artigo de John Quelch
Fonte: Harvard Business Online
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