quinta-feira, 6 de março de 2008

Quando utilizar a marca de um fornecedor

Por que pagamos mais por uma laranja com um rótulo de marca famosa? Porque checar a laranja por fora não garante a qualidade do que está dentro dela. Precisamos da garantia desta marca famosa.

Uma variante deste tema é a utilização da marca do fornecedor do fabricante do produto: por que colocar a marca de seu fornecedor na embalagem do seu produto para aumentar o
appeal deste?

Existem quatro condições para o fabricante final colocar, tanto na embalagem do seu produto quanto na sua propaganda, a marca do seu fornecedor. São elas:
  1. O componente fornecido é altamente diferenciado, normalmente protegido por patente e, desta forma, uma aura de qualidade circunda o produto. Um exemplo no mercado norte-americano: Gore-tex, vestuário à prova d’água.

  2. O componente é a chave da performance funcional do produto final. Um exemplo no mercado norte-americano: os sistemas de câmbio da Shimano em bicicletas de alta performance.

  3. Os produtos finais não têm uma marca bem reconhecida no mercado porque a categoria ainda é relativamente nova, os consumidores compram com pouca regularidade ou porque existe uma baixa percepção de diferenciação entre as opções existentes. Um exemplo no mercado norte-americano: as marcas dos produtos da Dupont para roupas, como Lycra por exemplo.

  4. Os produtos finais são complexos, montados por componentes fornecidos por vários fornecedores, que podem vendê-los separadamente no mercado. Exemplo: pneus da Michelin.
Quais seriam os típicos exemplos brasileiros de utilização da marca de fornecedores do fabricante na embalagem final? Serviços também devem ser considerados.

Adaptado do artigo de John Quelch

Fonte: Harvard Business Online

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